As Etapas da FIV/ICSI são iguais. O procedimento é realizado em laboratório próprio da Reproduction, com equipe treinada e especializada.
1) Estimulação da Ovulação: Tem como objetivo recuperar o maior número de oócitos (óvulos) possíveis em ambos ovários, para que possam ser fecundados. A estimulação ovariana controlada é realizada pela combinação de dois hormônios secretados pela hipófise: Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH), que atuam estimulando os ovários. Esta fase pode durar de 9 - 11 dias. Realizamos ultrassons endovaginais para avaliação e acompanhamento da evolução folicular. Quando um ou mais folículos alcançam 18mm, introduzimos o HCG e captamos os óvulos após 34 - 36 horas.
2) Captação Folicular: É um procedimento Ambulatorial que tem por objetivo a recuperação dos oócitos do interior dos folículos. A punção é guiada por ultrassom endovaginal e requer sedação e/ou bloqueio realizado por um médico Anestesiologista. O tempo de duração é e média 30 min. Em seguida, a paciente é encaminhada para a recuperação anestésica por um tempo variável. Após aspiração folicular a paciente recebe complementação hormonal com Progesterona via oral.
3) Obtenção de Espermatozóides: Podem ser obtidos através da masturação, ou em casos de Azoospermia podem ser obtidos diretamente no Epididimo ou Testículo por Aspiração Direta ou Microdissecção Testicular (micro-TESE).
4) Fecundação: Utilizamos um equipamento de Micromanipulação de Gametas e com a ajuda de uma Microagulha de vidro é injetado um espermatozoide no interior do óvulo. A evidência que houve fecundação é constatada pela visualização no microscópio dos pró- núcleos entre 16 - 20 horas após a ICSI ou FIV.
5) Transferência Embrionária: Procedimento Ambulatorial que consiste em transferir os embriões no interior da cavidade uterina com o auxilio de um catéter de transferência. Após 14 dias do procedimento a paciente deverá realizar um BHCG, para avaliar o resultado da técnica.